Dia D de vacinação contra a pólio ocorre neste sábado (Divulgação)
publicidade - anuncie aqui

As 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Itapira abrem as portas neste sábado (8) para o Dia D de vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite). A imunização atende crianças de 0 a 5 anos.

Nos postos da zona urbana o atendimento será das 8h00 às 17h00, enquanto que nas unidades da área rural, das 8h00 às 16h00. A Secretaria Municipal de Saúde solicita aos pais que levem o Cartão SUS (Sistema Único de Saúde) e a carteirinha de vacinação dos filhos.

A meta é imunizar 95% do público-alvo da campanha, que no caso itapirense compõe 3.019 crianças de 1 a 5 anos. Segundo o Governo do Estado de São Paulo, também será um dia para alertar sobre a importância de seguir o esquema vacinal.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda, caracterizada pela contaminação pelo poliovírus, que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores de forma assimétrica e irreversível. Em casos graves pode evoluir a óbito e a vacinação é a principal forma de prevenção.

Até 3 de junho, em todo Estado foram vacinadas 36.786 crianças entre 1 a 5 anos de idade, de acordo com o Painel de Monitoramento do Ministério da Saúde. Os números apresentam uma baixa adesão do público-alvo.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui