Postos focam saúde da mulher (Ilustração)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Em comemoração à Semana da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde realizará entre os dias 5 e 9 de março a campanha de intensificação na Coleta do Exame Preventivo de Câncer de Colo de Útero, o Papanicolau.

Neste período, todas as Unidades Básicas de Saúde funcionarão em horário estendido até as 20h00 para atender as mulheres que não podem ir fazer o exame no horário normal de funcionamento dos postos.

Também haverá vacinação contra a Febre Amarela. Para fazer o exame, as mulheres devem se dirigir ao seu Posto de Saúde de referência portando os documentos pessoais e o Cartão SUS. “Esse exame é realizado de rotina nas UBS e a coleta é feita pelo ginecologista ou enfermeiro do posto”, explicou a coordenadora da Rede Básica de Saúde do município,
Deise Cega.

O Papanicolau consiste na coleta de material do colo do útero para exame em laboratório e deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa. É um dos mais importantes para a prevenção da saúde da mulher e permite detectar células anormais pré-malignas.