Vacinação atende grupos prioritários em Itapira (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou ontem em todo o país. Em Itapira, todas Unidades Básicas de Saúde já aplicam as doses gratuitas aos públicos prioritários.

A meta é vacinar 90% de todo o público alvo do município, que totaliza 21.462 pessoas. Em 2018, a cobertura vacinal ficou em 84,42% em Itapira.

Até o dia 18 de abril, serão priorizadas crianças e gestantes, grupos mais vulneráveis às complicações causadas pela Influenza. Neste ano, a faixa etária do público infantil foi ampliada, de até 5 anos para até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias).

A partir do dia 22 de abril, a vacinação contra influenza se estenderá também aos demais públicos-alvo da campanha, que são: trabalhadores de saúde; povos indígenas; puérperas (mulheres até 45 após o parto); idosos (a partir dos 60 anos); professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, e funcionários do sistema prisional, além das gestantes e crianças de seis meses a menores de seis anos.

O dia D de mobilização será no dia 4 de maio, data em que os postos atuarão com horários especiais. Todas as UBS abrirão das 08h00 às 17h00, à exceção do posto de Eleutério que funcionará das 08h00 às 12h00. Depois, a mesma equipe atenderá na Ponte Nova das 13h00 às 17h00. Também será montado um posto volante na Praça Bernardino de Campos que atenderá das 08h00 às 13h00. Equipes também percorrerão as instituições de longa permanência para imunizar os acamados.