Publicidade - Anuncie aqui também!
Cães e gatos devem ser imunizados contra doença que pode ser fatal (Reprodução)
Cães e gatos devem ser imunizados contra doença que pode ser fatal (Reprodução)
Publicidade - Anuncie aqui

Começa neste sábado (6) a campanha de vacinação contra raiva animal em Itapira. O evento foi dividido em três etapas, com a imunização sendo feita também nos próximos sábados, dias 13 e 20.

Em cada um dos dias, a frente de trabalho abrangerá determinadas regiões da cidade, na zona urbana e rural – veja relação abaixo. O serviço está a cargo da Secretaria Municipal de Saúde por meio de sua Divisão de Vigilância Epidemiológica e Zoonoses.

Serão montados postos de vacinação nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e em escolas públicas, para onde os proprietários devem levar seus animais. A expectativa é de que cerca de 8 mil cães e 1,5 mil gatos sejam imunizados. Os animais deverão ser levados para a vacinação por pessoa adulta, devidamente presos em coleiras e guias, com as respectivas carteiras de vacinação. Cães bravios, ou de grande porte, deverão usar focinheiras.

Todo o material de vacinação é descartável – uma seringa e uma agulha para cada animal. Animais que já foram vacinados há mais de 30 dias poderão receber novamente a vacina, como dose de reforço. Todos os cães e gatos, a partir de três meses de idade, devem receber a vacina. De acordo com determinação do Instituto Pasteur, não será permitida a entrega da vacina para que os donos vacinem seus animais em casa.

Causada por vírus, a raiva é uma doença dos animais que pode ocorrer nos homens, sendo a principal zoonose que se conhece. É mortal tanto para os homens quanto para os animais. A melhor forma de prevenção contra a raiva é vacinar cães e gatos. A transmissão da raiva ocorre quando o vírus rábico existente na saliva do animal infectado entra no organismo, através da pele ou de mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura.

No Brasil, o principal animal que transmite a raiva para o homem é o cão. O morcego hematófago é também um importante transmissor da raiva, pois pode infectar bovinos, equinos e outras espécies de morcegos, que também podem transmitir a raiva para o homem.

ZONA RURAL

Para a zona rural, a campanha ficou marcada para o dia 20 de dezembro, através das equipes volantes de vacinação, em 13 roteiros pré-estabelecidos. Somente serão vacinados os animais que já estiverem presos, aguardando as equipes volantes, que irão percorrer as propriedades agrícolas de porteira em porteira.

Os condomínios que existem no entorno da cidade não serão visitados nesse dia, para não atrasar as equipes, que têm um longo roteiro a percorrer. Esses condomínios serão visitados na sequência da campanha rural, ou na semana seguinte, com um carro de som percorrendo as ruas dos condomínios um dia antes, para avisar.

Os proprietários de animais podem solicitar maiores informações através dos telefones da Zoonoses: 3813-8821 e 3813-8825.

Postos Vacinação Antirrábica – Zonas Leste e Sul

Dia 6 de dezembro, sábado, das 8h00 às 16h00s

EMEB “Wilma T. B. Munhoz”
USF Istor Luppi
USF Prados
EMEB “Ver. José Francisco Martins”
USF Cubatão
EMEB “Isaura da Silva Vieira”
Escola Estadual “Prof. Cândido Moura”
USF Vila Ilze
EMEB “Com. Virgolino de Oliveira”
EMEB “Diva Magalhães Raimonti”
Escola Estadual “Prof. Pedro F. Cintra”

Postos Vacinação Antirrábica – Zonas Oeste, Norte e Centro

Dia 13 de dezembro, sábado, das 8 às 16 horas
Centro Comunitário da Vila Penha do Rio do Peixe
EMEB “Heitor Soares”
USF Flávio Zacchi
EMEB “Benedita de Lourdes P. Victor dos Santos”
USF Braz Cavenaghi
EMEB “Gilmery V. Pereira Ulbricht”
USF Pé no Chão
Escola Estadual “Elvira Santos Oliveira”
Escola Estadual “Pref. Antonio Caio”
Escola Estadual “Dr. Julio Mesquita”
ETEC – Parque Santa Bárbara
Sede do Lions Clube – Bairro Santa Cruz

Vacinação Antirrábica – Zona Rural

Dia 20 de dezembro, sábado, 13 equipes percorrerão 13 roteiros pré-definidos, cobrindo toda a zona rural do município.

Publicidade - Anuncie aqui