Ação sindical aconteceu pela manhã na sede da empresa em Itapira (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade - anuncie aqui

Os 35 trabalhadores responsáveis pela varrição das ruas, avenidas e espaços públicos de Itapira deflagraram greve na manhã desta terça-feira (3).

O motivo foi o não pagamento dos salários referentes a novembro, que deveriam ter sido depositados até o quinto dia útil – na última sexta-feira (6).

Três representantes do Siemaco Americana e Região – Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Vedes) estiveram na sede Terra Plana Locação e Serviço Ltda, empresa de Orlândia (SP) responsável pelo serviço no município.

O imóvel funciona à Rua Padre Ferraz, no bairro Santa Cruz. Os assistentes sindicais conversaram com os trabalhadores, que decidiram não sair às 6h00 para iniciar a jornada de trabalho. A paralisação continua até que os vencimentos sejam liberados nas contas dos varredores.

“No mês passado o pagamento atrasou, mas somente uns dois dias”, informou o assessor sindical do Siemaco, Marcelo Adriano.

Ele revelou ainda que a empresa também foi notificada na segunda-feira (9) sobre outras pautas pendentes, como falta de convênio médico, valores incorretos do PPR (Programa de Participação nos Lucros e Resultados) e adequação à NRs (Normas Regulamentadoras) 24 e 38, ambas referentes ao imóvel não comportar com o mínimo de conforto todo quadro de colaboradores.

“O prédio não comporta todos os funcionários, que não têm água potável gelada para beber, não tem café da manhã, os funcionários precisam sentar no chão e há somente um banheiro, tanto para homens quanto para mulheres”, detalhou o assessor sindical. “Todos inclusive almoçam nas ruas, o que é errado. A empresa e a Prefeitura devem disponibilizar pontos de apoio”, complementou.

Ele confirmou que a Prefeitura também foi notificada a respeito e a empresa tem 72 horas para se manifestar a respeito das oficializações do Siemaco.

Na semana passada o Siemaco Americana e Região já esteve em Itapira, na base da Terra Plana, para ações de filiação e orientação dos colaboradores sobre direitos trabalhistas, explicação detalhada sobre valores pagos do décimo terceiro salário e fiscalização, que revelou problemas como ausência de plano médico, valor incorreto de PPR e uma base em condições totalmente irregulares.

A Terra Plana foi a vencedora do processo licitatório aberto pela Prefeitura para a varrição urbana, ao apresentar o valor de R$ 2.160.000,00. O certame foi concluído em março deste ano.

Acionada pela reportagem do Itapira News, a Prefeitura informou que ‘já está em contato com a empresa responsável para acompanhar todos os trâmites do pagamento e para que a situação seja normalizada o quanto antes’. Já a Terra Plana não se manifestou até a publicação da matéria.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui