Problema foi identificado em área verde às margens do rio que abastece a cidade (ItapiraNews)
publicidade

Um vazamento em uma rede de esgotos atinge há pelo menos uma semana uma área de mata situada às margens do Ribeirão da Penha, rio que é responsável pelo abastecimento de água em Itapira.

Uma grande quantidade de esgotos oriundos e imóveis residenciais está empoçada, formando uma lagoa fétida às margens do ribeirão nas proximidades do Parque Felicidade, na região do bairro dos Prados.

O local fica acima da estação de captação de água para tratamento do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), instalada na Avenida dos Italianos.

Consultada pelo Itapira News, a autarquia disse que vem monitorando o local e que os esgotos não chegaram ao leito do rio. O problema foi constatado por moradores próximos e informado ao portal nesta sexta-feira (4).

A reportagem esteve no local e constatou que os esgotos vazam em quantidade expressiva e contínua por uma tampa de galeria e também já vertem por debaixo da terra. A poucos metros do local está o leito do Ribeirão da Penha, bem na direção para onde os esgotos escorrem.

  • OUTRO LADO

A reportagem enviou questionamentos sobre o problema à assessoria de comunicação da Prefeitura e também ao presidente do Saae, Carlos Vitório Boretti de Ornellas.

Em nota, a administração confirmou que a autarquia tomou conhecimento da situação no dia 28 de janeiro.

Segundo o Saae, imediatamente foram adotadas providências para compra de tubos e contratação de escavadeira hidráulica, além de solicitação de autorizações pertinentes à Cestesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para obras na APP (Área de Preservação Permanente).

“A manutenção só não foi realizada ainda devido às chuvas, pois o local é muito alagado e sem base para apoio para a realização dos trabalhos”, destaca o comunicado remetido à redação.

Ainda segundo o Saae, o problema ocorreu em razão da erosão na base de sustentação do emissário durante as chuvas. “Se as chuvas cessarem, a manutenção será realizada na próxima segunda-feira”, finalizou a nota.

 

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui