publicidade

Os veículos movidos a diesel que integram a frota da Prefeitura de Itapira foram vistoriados pela Sama (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente). O objetivo é monitorar a quantidade de partículas lançadas na atmosfera na fumaça escura emitida pelos escapamentos desses veículos – geralmente caminhões e máquinas pesadas, como tratores.

A vistoria, que atende à legislação em vigor, foi conduzida pelo biólogo Anderson Martelli. Para isso, foi utilizado um instrumento autorizado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) denominado de Escala de Ringelmann. Com essa escala é possível determinar se um veículo está emitindo mais gases que o permitido, identificando também eventuais problemas mecânicos que provocam esse tipo de situação.

“Quanto mais escura a cor da fumaça, maior será o consumo do veículo e a quantidade de particulado emitido na atmosfera. A cor da fumaça preta indica que o diesel não está sendo totalmente queimado e poderá causar danos ao motor e seus componentes, como bombas, bicos injetores e turbinas, sem falar nos impactos ambientais gerados pela liberação de gases causadores do efeito estufa”, comenta Martelli.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Alair de Oliveira, os veículos vistoriados recebem um selo de inspeção com a data e o resultado da análise. “Além de fazer cumprir nossa legislação sobre a poluição do ar, é um requisito do Projeto Município Verde Azul, o qual nosso município está inserido”, lembra o secretário.          

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui