Projeto prevê que semáforos operem com amarelo intermitente
Publicidade - Anuncie aqui também!
Projeto prevê que semáforos operem com amarelo intermitente
Projeto prevê que semáforos operem com amarelo intermitente
Publicidade - Anuncie aqui

Um PL (Projeto de Lei) que tramita na Câmara Municipal de Itapira pede que o funcionamento dos semáforos do município seja alterado entre 22h30 e 5h00. De autoria do vereador Marcos Paulo da Silva (sem partido), o texto estabelece que durante esse período os dispositivos fiquem com a luz amarela piscando intermitentemente.

Além dele, também assina o PL o vereador Juliano Feliciano (PRB). Também entre 22h30 e 5h00, fica vedada a aplicação de multa pelo avanço do sinal, observando-se, porém, o limite de velocidade da via. O PL deu entrada na sessão da última terça-feira (22) e foi enviado à análise das Comissões Permanentes.

Em várias cidades este modelo de operação já existe. De acordo com o autor da proposta, a motivação tem como plataforma a questão da segurança pública – já que muitas abordagens de assaltantes são feitas quando os veículos estão parados nos semáforos, aguardando o sinal abrir. “Já tivemos casos de assaltos ocorridos quando a vítima estava parada esperando o semáforo abrir, inclusive com agressão. Esse projeto visa permitir o funcionamento em esquema especial durante a noite e madrugada como já ocorre em cidades como Campinas, Mogi Mirim e Mogi Guaçu”, justifica Silva.

O vereador disse ainda acreditar que a bancada da situação votará favoravelmente ao projeto, que caso aprovado deverá ser regulamentado dentro de dois meses. Um parecer deverá ser emitido para que a matéria volte ao plenário dentro de 15 dias, quando deverá ser discutida e votada. O texto anda estabelece que a Prefeitura poderá determinar quais semáforos funcionarão sobre o esquema especial.