Os vereadores da Câmara Municipal de Itapira se manifestaram sobre os recentes ataques e invasões a escolas em diversas partes do país e cobraram medidas urgentes para reforçar a segurança de alunos, professores e profissionais que atuam nas instituições.
O tema foi abordado em diversos momentos ao longo da sessão da última quinta-feira (6), com vários parlamentares comentando o assunto e apresentando sugestões ao governo municipal.
A principal delas, que derá ser encaminhada ao prefeito Toninho Bellini (PSD) por meio de uma indicação coletiva na próxima semana, diz respeito à autorização para que instituições de ensino possam contratar profissionais de segurança especializados para atuação interna.
A sugestão é inspirada em uma iniciativa idêntica da Câmara Municipal de São Paulo (SP) e que estava parada desde 2019 e voltou a ser debatida após os ataques. A iniciativa ganhou o apoio do presidente do Legislativo itapirense, vereador Mino Nicolai (União).
“Não podemos mais perder tempo e será um passo importante poder contratar seguranças nas escolas, sem desmerecer a GCM ou a Polícia Militar, mas tudo acontece muito rápido nestes ataques, então é muito importante que as escolas possam contratar seguranças para atuarem integralmente durante os períodos de aulas”, disse.
A ideia é que o projeto seja enviado pelo próprio prefeito para que a Câmara não incorra em vício de iniciativa e que o texto siga os trâmites regimentais de urgência até a aprovação e posterior sanção do Executivo.
“Temos que nos unir para que isso aconteça imediatamente. O projeto precisa vir da Prefeitura para que a gente aprove a contratação de seguranças para as creches e escolas da cidade”, completou o presidente.
Também na quinta-feira (6) o Itapira News noticiou com exclusividade uma reunião entre membros da Secretaria Municipal de Educação e da GCM (Guarda Civil Municipal) na qual foram discutidas estratégias para reforçar a segurança das escolas da cidade, como o reforço da Ronda Escolar.
- REFORÇOS
Ainda durante a sessão, o vereador André Siqueira (União) se manifestou dizendo que pretende oficiar o comando da Polícia Militar em Itapira para solicitar maior presença da Ronda Escolar da corporação, além de oficiar também o Governo do Estado para que destine mais recursos à 3ª Companhia da Polícia Militar, especialmente em relação às viaturas.
Ele mencionou a ocorrência da última segunda-feira (3) uma escola estadual na Vila Ilze que também registrou um caso de invasão de um homem que supostamente estaria em busca de sua namorada.
Transtornado, ele pulou o muro e fez menção de estar armado, sendo detido após a chegada da GCM. Já Carlos Briza (PP) deu entrada em um pedido para que o governo municipal avalie a possibilidade da instalação de catracas e detectores de metais nos acessos às unidades escolares do município.
Já Beth Manoel (União) apresentou uma indicação na qual sugere estudos para a implantação de dispositivo eletrônico de segurança conhecido como ‘botão do pânico’ nas escolas municipais e particulares para uso de professores e funcionários em eventuais situações de emergência.
Todos os documentos de indicações legislativas serão encaminhados ao prefeito que pode ou não acatar as sugestões apresentadas pelos veredores, conforme determina a legislação local.