Domingues compartilhou conhecimentos em cidade do Circuito das Águas (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

O médico veterinário itapirense Rodrigo Luís Domingues, responsável técnico da Clínica Xodó, esteve no último domingo (6) na Pousada da Fazenda, em Monte Alegre do Sul (SP), falando sobre corujas com os hóspedes do local.

A ação voltada principalmente ao público infantil integrou a programação de férias do empreendimento e contou ainda com a soltura de um animal da espécie Corujinha do Mato.

Representante no Estado de São Paulo da ONG (Organização Não Governamental) Pró-Corujas, Domingues abordou aspectos como anatomia, hábitos e características comportamentais das corujas. A ação ambiental faz parte de um trabalho de desmistificação e quebra de preconceitos que existe sobre as aves desta espécie.

Segundo o veterinário, o foco principal é levar conhecimento para as pessoas, neste caso às crianças principalmente, sobre as corujas para fortalecer sua preservação. A atividade foi encerrada com a soltura de uma coruja resgatada em Itapira e que teve toda sua reabilitação feita da Clínica Xodó.

“Soltamos uma Corujinha do Mato. É uma espécie da região e relativamente comum. Realizamos a soltura de forma simbólica e emocionou muito o pessoal que estava no hotel e participou da palestra. É importante este tipo de ação porque reforça o sentimento de conservação do meio ambiente”, afirmou Domingues.

Segundo o veterinário, a Pousada da Fazenda desenvolve um trabalho reconhecido entre os observadores de pássaros na conservação de beija-flores e alia a manutenção dos recursos naturais com a atividade hoteleira. Sua ida até o empreendimento também faz parte de um processo de fortalecimento das atividades do Pró-Corujas no estado de São Paulo. A intenção é fazer com que Itapira passe a ser uma referência estadual no trabalho com estas aves de rapina.