A Defesa Civil encontrou uma vela acesa durante o combate a uma queimada em uma área próxima do bairro Braz Cavenaghi na noite da última quinta-feira (22). O fato foi confirmado pelo coordenador da corporação, Ronaldo Ramos.
De acordo com ele, a vela foi percebida pelos agentes Assis e Job, que atuavam no local fazendo o combate manual das chamas. Foram contabilizadas pelo menos seis velas acesas no local.
“Eles suspeitaram quando viram que existiam vários focos pequenos espalhados pela área, o que não é comum”, disse.
Um vídeo gravado pelo agente Job mostra a vela em meio a um amontado de mato seco. Segundo narra na gravação, a vela teria sido deixada no local por alguma pessoa para dar origem ao incêndio criminoso.
O episódio aconteceu na mesma noite em que outras queimadas de grandes proporções aconteceram na cidade, com destaque para a área da antiga serraria na região do Parque Santa Bárbara e outro grande foco em um sítio na região rural de Barão Ataliba Nogueira.
“Sabemos que a grande maioria dos incêndios em vegetação começam pela ação humana, mesmo quando não há a intenção. Mas ali, claramente alguém deixou essas velas para iniciar um grande incêndio que, caso se alastrasse para as margens do rio, seria muito difícil de controlar”, finalizou Ramos.