A operação considerada mais complicada na construção da nova ponte sobre o Ribeirão da Penha, entre as ruas Ari Wilson Cremasco e Professor Fenízio Marchini, foi finalizada neste sábado (23).
Uma equipe de funcionários da Construtora Postigo Projetos de Engenharia foi empenhada na instalação das vigas protendidas em concreto armado para a interligação das vias.
Dois guindastes auxiliaram no processo de colocação das cinco estruturas de quase 22 metros de comprimento – duas de 30 toneladas e três de 20 toneladas cada.
“Agora vem o acabamento, com a concretagem da parte superior da pista de rolamento, instalação de parapeitos e outros dispositivos. Mas digamos que a parte principal da ponte já está no lugar”, salientou o secretário municipal de Obras e Planejamento da Prefeitura de Itapira, Antônio Carlos Andrigo Ferreira.
Em uma previsão a qual classificou como “bem otimista”, ele acredita que a obra seja entregue até o fim de dezembro. “Acho que ainda este ano a gente inaugura a ponte”, salientou. “Há uma série de questões, mas acredito que até o fim de dezembro tudo esteja concluído”, completou.
- ATRASO
O contrato entre a administração municipal e construtora foi assinado em janeiro deste ano, com prazo de seis meses para a conclusão. As obras começaram efetivamente em março e já foram necessárias duas prorrogações de vigência do acordo: a primeira em julho e a última neste mês, agora por mais 90 dias.
“Levamos um tempo muito grande para a liberação das licenças ambientais. Foi preciso cortar em torno de 20 árvores do lado da Ari Wilson Cremasco, já que não dava para trazer o guindaste em razão da necessidade das manobras. Foram três etapas de licenças requeridas: no início, no meio e agora no fim do projeto. A prorrogação do prazo até fevereiro de 2025 é mais uma questão burocrática para finalização do contrato, além da garantia caso ocorra alguma surpresa”, explicou Ferreira.
A ponte interligará a Rua Ari Wilson Cremasco, no Jardim Soares, com a Professor Fenízio Marchini, no Distrito Industrial ‘Carlos Yonezawa’. A estrutura possui 12 metros de largura, com seis metros para a via de rodagem e outros seis metros divididos em duas calçadas de três metros cada.
A nova passagem busca dar maior vazão ao fluxo de veículos dos bairros para a área central da cidade, desafogando o gargalo que se forma na rotatória que interliga as avenidas Rio Branco, Italianos e Virgolino de Oliveira e a Rua Ari Wilson Cremasco.
O investimento total na obra é de R$ 3,1 milhões e os recursos financeiros são provenientes do Finisa (Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) da Caixa Econômica Federal.