A Secretaria Municipal de Saúde de Itapira deu início às operações de nebulização com inseticida nos bairros com mais casos positivos de dengue.
Junto com a aplicação do chamado ‘fumacê’, as equipes da Divisão de Vigilância Epidemiológica orientam os moradores a respeito da eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti.
A ação é organizada de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde para que sejam priorizados os locais com maior incidência de casos positivos recentes, de forma que o trabalho foi iniciado na região dos bairros Nova Itapira, Santa Cruz e Santa Fé.
Dos 61 casos positivos registrados no município até o momento, oito foram na Santa Fé, sete na Nova Itapira e sete na Santa Cruz, todos autóctones, ou seja, contraídos no próprio município.
Contudo, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Josemary Apolinário, alertou que a ação não será eficaz sem a colaboração da população na eliminação dos criadouros das residências.
“Como há uma incidência muito grande de casos nessas regiões, nós precisamos eliminar os mosquitos infectados. Porém, se não houver a eliminação dos criadouros, não conseguiremos interromper a transmissão”, pontuou.