publicidade - anuncie aqui
A Villa Cervantes, clínica especializada em saúde mental assistida, acaba de completar um ano de atuação em Itapira, trazendo um conceito inovador para o tratamento de transtornos mentais.
Sob a liderança do renomado médico psiquiatra Clarisvaldo Rapeli, que acumula mais de 40 anos de experiência, a clínica oferece um amplo leque de serviços conduzido por uma equipe com mais de 30 profissionais altamente capacitados e que envolve psicólogos, terapeutas ocupacionais e enfermeiros, além de um time de apoio experiente e comprometido.
Localizada no antigo prédio da extinta Clínica de Repouso Santa Fé, na Rua Hildebrando José Rossi, 231, a Villa Cervantes é dedicada ao tratamento de pacientes com comprometimentos avançados, riscos ou que enfrentam dificuldades na vida social e plena cidadania.
Villa Cervantes conta com uma equipe composta por mais de 30 profissionais capacitados, entre eles estão a secretária Renata Pizzi Pinto e a assessora administrativa Luisa Helena Martelli Menezes (Paulo Bellini/Itapira News)
A clínica abrange uma ampla variedade de especialidades, incluindo esquizofrenia, transtornos psicóticos, transtorno de humor, transtorno bipolar, pânico e ansiedade, transtorno de personalidade e despersonalização, deficiência intelectual, autismo, quadros demenciais, Alzheimer, síndrome de Down, entre outros.
Com o objetivo de desmistificar estigmas e envolver tanto os pacientes quanto suas famílias no tratamento, a Villa Cervantes busca oferecer o melhor cuidado individualizado, envolvendo a família em todas as etapas do tratamento.
A clínica foi idealizada no antigo local da Clínica Santa Fé, onde Rapeli fez residência durante a faculdade e trabalhou como médico por mais de 15 anos. “Sempre tive um carinho especial por este espaço e, quando surgiu a oportunidade, decidimos iniciar essa jornada em constante construção”, compartilha o médico.
Com uma abordagem de aprendizado contínuo, a clínica proporciona um ambiente de convívio e diálogo, assemelhando-se a um processo educacional. “Aqui, tratamos enquanto aprendemos a tratar, aprendemos com nossos pacientes e eles aprendem conosco”, explica Rapeli.
Os pacientes possuem voz ativa e lugar de fala durante todo o processo de tratamento, o qual é montado de acordo com as necessidades individuais, com a estadia podendo variar de curto, a médio e longo prazo.
Durante o tratamento, os pacientes também são envolvidos em atividades culturais, artísticas e esportivas, tendo à disposição um espaço tranquilo com mais de 1.660 m² de construção em uma área de 9.000 m², que oferece uma atmosfera arborizada e sem poluição visual ou sonora.
A clínica possui quartos individuais, duplos e triplos, com capacidade para até 50 pacientes. Além disso, o espaço conta com uma ampla área verde com piscina e diversas áreas de convivência. A clínica Villa Cervantes incorpora o nome e o espírito do icônico personagem literário Dom Quixote, criado por Miguel de Cervantes.

 

Além disso, busca honrar as influências da cultura ibérica, que desempenhou um papel crucial no desenvolvimento da medicina e da psiquiatria, influenciada pela ciência e cultura árabe. A arquitetura do local reflete essa conexão histórica e remonta à origem pioneira da primeira psiquiatria em Itapira, estabelecida em 1960.
Além do tratamento interno, há também a possibilidade de consultas individuais e esporádicas com a equipe, sem a necessidade de estadia na Villa. Atualmente, a clínica atende sete convênios, que podem ser checados através deste link.
Para mais informações é possível entrar em contato através dos números (19) 3843-1405, (19) 9.7155-1405 – também disponível pelo WhatsApp. Também é possível acompanhar através das redes sociais no Facebook e Instagram ou pelo site oficial www.villacervantes.com.br.

 


Manifesto
Saúde mental pode ser menos hospital e mais hospitalidade.
Pode ser menos tabu e mais conversa.
Pode ser menos clínica tradicional e mais espaço com livre acesso.
Um espaço que você também pode chamar de vila.
A Villa Cervantes.
Nossos portões se abriram para resgatar o sentido humano do tratamento psiquiátrico.
O conhecimento, para nós, é a chave para o papel de toda a equipe terapêutica.
É um convite para integrar familiares ao dia a dia dos pacientes.
Como toda boa vila, fazemos questão de acolher cada um que se junta a nós.
Cada um à sua própria maneira, compreendendo o ser humano e todas as suas potências individuais.
Villa Cervantes. Saúde mental assistida.

 

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui