Rodrigo Souza ministrou workshop sobre técnicas de produção musical em casa (Divulgação)

Realizado na última quarta-feira (15), a primeira edição do workshop ‘Produção Musical: os primeiros passos para produzir a sua música’, foi muito bem avaliada.

O evento foi promovido pelo Instituto de Música Rodrigo Souza e reuniu cerca de 20 participantes no auditório do Uniesi (Centro Universitário de Itapira) – campus da Avenida Rio Branco.

Em pouco mais de duas horas de duração, o workshop abordou temas específicos sobre produção musical, com objetivo de apresentar aos músicos locais orientações gerais sobre como iniciar nesse universo.

Contaram no cronograma temas como pré e pós-produção de uma música; equipamentos de áudio; definições sobre interfaces de áudio; distribuição de músicas nas plataformas digitais, entre outros.

“Foi um grupo muito bom. A ideia era realizar essa oficina com uma quantidade aproximada de 20 alunos, já que algumas explanações aconteceram na prática com os alunos observando como funciona os equipamentos de áudio”, avaliou o músico e produtor Rodrigo Souza.

De acordo com ele, além das abordagens ao conteúdo da apostila, o evento também serviu para troca de experiências e para tirar dúvidas a respeito dos processos que envolvem a produção musical.

Evendo poderá ter novas edições com abordagens específicas (Divulgação)

O evento também seguiu todos os protocolos de segurança em razão da pandemia. “Foi um encontro muito produtivo, sobretudo para esclarecer dúvidas, e desmistificar algumas informações ao entorno desse universo de produção musical em casa”, completou.

Também foi criado um grupo de WhatsApp com objetivo de manter os participantes em contato, fomentando a troca de informações sobre diversos temas. A possibilidade de novos encontros presenciais também não é descartadas.

“A ideia é falarmos especificamente sobre alguns processos, como mixagem, captação de áudio, entre outros que foram abordados rapidamente no workshop”, adiantou Souza.

O evento foi realizado por meio da Lei de Incentivo Cultural Aldir Blanc, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, na forma de contrapartida aos recursos recebidos na modalidade de manutenção de espaços culturais.

Outro projeto realizado pelo Instituto Rodrigo Souza por meio da lei contempla a gravação de compositores locais que nunca tiveram material gravado ou lançado. Rodrigo Souza é músico e produtor musical há quase 20 anos.

Tem formação internacional em Worship and Technical Arts, pela CFNI (Christ for the Nations Institute) em Dallas, Texas, nos Estados Unidos. Possui cursos de Music Business, e produção musical pela Berklee (Courserea).

Como músico lançou um EP (Down The River) e seis singles, que tem recebido críticas positivas sendo listado entre o Top 5 de Blues do palco MP3, maior plataforma de música independente do país. Como produtor já teve trilhas sonoras sincronizadas em redes de televisão nacional e internacional.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui