Lançada em Itapira em dezembro 2010, a Cachaça Yapira acaba de ser premiada em duas categorias na primeira edição do Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista, promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.
A cerimônia de premiação aconteceu na noite da última terça-feira (3) no Salão Nobre da sede da pasta estadual, em São Paulo (SP), com o reconhecimento de 78 rótulos que tiveram sua qualidade certificada.
O concurso lançado pelo Governo de São Paulo teve como objetivo valorizar a excelência da bebida produzida em território paulista, certificando e reconhecendo as melhores cachaças dos tipos envelhecida, armazenada e branca.
A Yapira recebeu duas certificações, sendo uma Medalha de Ouro na categoria Cachaça Envelhecida com a Dyamond 33, que ainda será lançada oficialmente em janeiro de 2025; e a Medalha de Bronze com a Yapira Prata na Categoria Cachaça Branca.
“Estamos imensamente orgulhosos de levar o nome de Itapira ao pódio desse prestigiado concurso e compartilhar a excelência de nossas cachaças com o mundo. Obrigado a todos que acreditam e apoiam o nosso trabalho”, comemoraram Paulo Andrade Filho e Alexandre Monteiro Ramos, sócios da marca.
“A Dyamond 33 é a nossa nova cachaça ouro que ainda nem foi para o mercado, mas que já nasceu premiada. Isso também nos deixou muito felizes e orgulhosos, pois nossas cachaças são produzidas dentro dos mais rigorosos processos de destilação”, completou Andrade Filho que é o mestre cachaceiro da Yapira, destacando a qualidade dos rótulos que são produzidos no Engenho da Mantiqueira, na região do bairro dos Pires, em Itapira.
A certificação aconteceu após um longo processo de avaliação que considerou a qualidade geral, a procedência e informações de rótulo. Entre os 30 avaliadores, estiveram representantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, especialistas e apreciadores de cachaça.
Por meio de fichas sensoriais foram realizadas a amostragem das cachaças e analisados os resultados dos provadores, conferindo às bebidas a classificação em ouro, prata e bronze. Vale ressaltar que o Estado de São Paulo é o maior produtor de cachaça no Brasil, com mais de 400 produtores, o que representa 45% da produção nacional.
“Estamos dando mais um passo para que a cachaça paulista seja reconhecida nacional e internacionalmente. A iniciativa abre novos mercados para a tradicional bebida paulista, de grande valor histórico e cultural para o país, que são produzidas cada vez com maior qualidade”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai Filizzola. Para saber mais sobre a Cachaça Yapira, acompanhe as redes sociais oficiais pelo Facebook e Instagram.
Publicidade - Anuncie aqui