Espaço ficou fechado seis anos e foi reformado (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Zoológico reabre ao público em Mogi Mirim (Divulgação)
Zoológico reabre ao público em Mogi Mirim (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui

Acontece neste sábado (3) a reabertura do Zoológico Municipal ‘Luiz Gonzaga de Amoedo Campos’, em Mogi Mirim.

O espaço ficou seis anos fechado e agora reabre suas portas totalmente reformado e revitalizado. A reinauguração acontece às 10h00 e deve reunir autoridades do município, além de populares da cidade e da região.

Inicialmente, a visitação pública somente será permitida aos sábados, domingos e feriados, das 9h00 às 17h00. A medida serve para que os animais, que passaram os últimos anos sem contato com os seres humanos, sejam novamente acostumados com a presença das pessoas.

A entrada é gratuita. A expectativa é que, gradativamente, os dias de visitação sejam ampliados, de modo que os animais se adaptem à movimentação de visitantes. Já as visitas de grupos escolares serão feitas ás quintas e sextas-feiras. Mais recintos foram construídos prevendo a ampliação do plantel e por isso, neste primeiro momento, alguns espaços deverão estar vazios.

O Zoológico de Mogi Mirim já está em constante contato com os institutos que fazem a intermediação para a aquisição de novos animais, de zoológicos de outras cidades, no entanto, há todo um processo burocrático envolvido para obter novas espécies. Atualmente, o local concentra 118 animais de 26 espécies: pavão branco, arara canindé, arara piranga, arara vermelha, urumutum, coruja suindara, tucano toco, corujão orelhudo, papagaio verdadeiro, ararajuba, tucano de bico-verde, jiboia, salamanta, cágados, tigre d’água, tartaruga de orelha vermelha, jacaré do papo amarelo, jabuti, urubu-rei, bugio preto, ema, jaguatirica, anta, sagui-de-tufo branco, sagui-de-tufo preto e macaco-prego.

Espaço ficou fechado seis anos e foi reformado (Divulgação)
Espaço ficou fechado seis anos e foi reformado (Divulgação)

Segundo a Prefeitura, em breve o zoo deverá receber três micos-leão-de-cara-dourada do Rio de Janeiro. Além de apreciar os animais e entrar em contato com a natureza, a população poderá desfrutar de áreas sombreadas com novos quiosques para piqueniques, inclusive em torno do lago, playground, deck mirante e pistas de caminhada que são verdadeiros convites à prática de atividades físicas.

Não haverá venda de alimentos e bebidas no interior do zoológico. O espaço de educação ambiental, inaugurado em outubro de 2013, voltará a receber alunos para aulas sobre práticas sustentáveis. O zoológico ganhou ainda um prédio administrativo e uma área de suporte para funcionários. A equipe de manutenção do zoológico conta com biólogos, professor de ciências, auxiliar de administração, tratadores de animais, ajudantes gerais, pedreiros e serventes. O Zoológico de Mogi Mirim fica na Rua Sete de Setembro, s/n°, bairro Aterrado. Informações pelo telefone (19) 3805-4730.