publicidade

O trabalho de coleta de escorpiões no Cemitério Municipal da Saudade e no Cemitério Parque Municipal da Paz, realizado pelas equipes da Divisão de Zoonoses, resultou na captura de 9.214 animais durante o ano de 2021.

A 1ª coleta do ano passado foi no dia 22 de março, no Cemitério da Saudade, na Santa Cruz; e a última no dia 6 de dezembro, no mesmo local.

Os filhotes capturados foram sacrificados e os adultos e jovens vivos encaminhados ao Instituto Butantan para produção de soro.

De acordo com o veterinário do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Rodrigo Bertini, os trabalhos serão retomados após o tempo chuvoso.

A ação que acontece sempre nos meses mais quentes do ano, quando os escorpiões ficam mais ativos e costumam sair mais de seus esconderijos, tem como objetivo o controle de população desses animais peçonhentos que se proliferam nos túmulos para se alimentarem de baratas.

As equipes se dirigem aos cemitérios à noite e, utilizando um tipo luz específica, conseguem capturar os animais. O trabalho da Zoonoses foi iniciado em 2014 e até agora já resultou na captura de 99.379 escorpiões.

 

 

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui